Como Fazer Do Seu Podcast Um Sucesso

maio 26, 2017 Comentários desativados em Como Fazer Do Seu Podcast Um Sucesso

O podcast veio para trazer uma nova forma das pessoas opinar ou compartilhar algum tipo de conteúdo e, a melhor notícia, pode ser feito por qualquer usuário.

Geralmente, os arquivos produzidos são inseridos em diretórios como iTunes, Zune e Stitcher para que outras pessoas também possam ouvir.

E aí? Quer começar a produzir podcast? Então, vamos te ensinar como fazer do seu podcast um sucesso!

Entenda melhor o que é podcast

Podcast é um jeito de transmitir arquivos multimídia, através de áudio ou vídeo, na internet com conteúdo feito pelos próprios usuários.

Os arquivos produzidos podem conter vários tipos de conteúdo, como por exemplo, uma boa seleção de músicas que estão na moda ou até mesmo a discussão de um assunto relevante sobre esporte, política etc. É como se fosse um blog falado no lugar de escrito.

O termo podcast foi mencionado pela primeira vez no ano de 2004 em uma coluna do jornal inglês The Guardian. A palavra é a união entre o iPod e broadcasting, que significa transmissão. Um dos pioneiros a usar esse tipo de mídia foi Adam Curry, VJ da MTV americana.

Dicas para fazer um podcast de sucesso

Se você quer dar opinião sobre um assunto ou fazer uma seleção de música, é necessário conhecer algumas dicas para que o seu podcast faça sucesso na internet.

1 – Tenha cuidado com o conteúdo

Antes de gravar o seu podcast, o ideal é fazer uma pesquisa de como anda esse assunto na internet. Se é uma coisa que as pessoas se interessam ou não. Por que fazer esta pesquisa? Muito simples, pois se o conteúdo for irrelevante, não despertará a curiosidade dos usuários escutarem, principalmente, porque é um tipo de áudio longo.

Outro cuidado importante é saber o que vai falar sobre um assunto que tem bastante conteúdo na internet, como por exemplo, esporte. Pense em um estilo de podcast que irá se destacar entre os arquivos que já existem.

Se possível, antes da gravação, faça um roteiro. Assim, o conteúdo não fica com cara de “perdido”. Claro, que for a intenção fazer um podcast improvisado, vá em frente!

2 – Escute outros podcasts

Como quando você vai abrir um negócio, o ideal é fazer uma análise do mercado, no caso de podcast não é diferente. É legal escutar os podcasts que falam do mesmo assunto que você, os seus “concorrentes”. Dessa forma, conseguirá entender como eles trabalham e, talvez, não cometa erros que eles cometem.

Uma vantagem também de ouvir outros podcasts é para buscar referências.

3 – Seu podcast tem que ter um nome

Depois de escolher o conteúdo e saber sobre o assunto que será falado no seu podcast, chegou a hora escolher o nome. Não é um ponto que necessita de tanta atenção, afinal, as pessoas não deixarão de ouvir o seu podcast por conta de um nome.

Mas se o nome do seu podcast lembrar o assunto que ele trata, ajudará as pessoas que buscam em sites de pesquisa, a encontrar o seu conteúdo com mais facilidade.

4 – Não fique nervoso

No momento que começar a gravação, é preciso passar o máximo de tranquilidade para a sua audiência, assim, além de passar mais credibilidade, os ouvintes entenderão o que você quer falar. Faça da gravação do podcast uma bela diversão!

Outro cuidado importante, é falar de uma forma que as pessoas entendam. Afinal, é um arquivo de áudio, não é mesmo? Portanto, se você tem o costume de falar muito rápido, tente falar mais pausadamente. Isso pode influenciar muito no sucesso de seu podcast.

5 – Convide pessoas para participar de seu podcast

A maioria dos podcasts que fazem sucesso são aqueles mais descontraídos, por isso, é legal chamar amigos ou especialistas para participar da gravação.

Claro, só deve ter mais pessoas, se o tema daquele arquivo encaixar os convidados.

Convide pessoas que já fazem podcasts famosos, assim, eles podem ajudar a divulgar o seu conteúdo também.

6 – Utilize as ferramentas certas para gravar o seu podcast

 Existem itens que são importantes para a execução de um podcast. Saiba quais são:

  • O primeiro item que precisa ter é um computador, claro! Mas é necessário que o computador tenha uma placa de som de alta qualidade e uma excelente conexão de internet. DSL é o mínimo para a produção de podcasts;
  • O segundo ponto importante é ter um software de edição para que a gravação aconteça. Na internet você encontrará opções pagas e gratuitas. Com a ajuda desses programas, caso erre durante a gravação, vai conseguir consertar;
  • Fone de ouvido, gravador digital e microfone;

Além das ferramentas para produzir um podcast excelente, é preciso se preocupar com um local para hospedar o seu podcast. Mas para manter um servidor próprio, é necessário pagar, dessa forma, pode ser utilizado o Mevio e o Soundcloud, por exemplo, que oferecem um serviço gratuito.

Aprenda a divulgar o conteúdo

A primeira coisa que fazemos quando precisamos divulgar qualquer assunto é mandar para aos amigos, não é mesmo? Isso também é importante! Mas para o seu podcast fazer sucesso de verdade, é necessário fazer uma divulgação maior, por isso, não deixe de compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Use e abuse do Twitter e Facebook, mas não se esqueça de criar o perfil do seu podcast nessas redes sociais.

Você só precisará tomar um cuidado para não lotar de informações a timeline da galera. Se isso acontecer, você poderá ser mal visto e corre o risco das pessoas não optarem mais por ouvir os seus podcasts.

Outra forma de fazer a divulgação do seu conteúdo, é entrar em contato com blogs relacionados ao assunto publicado.  Vai que, além de te ajudar a compartilhar o seu podcast, ainda pedem para você gravar outros tipos de programas.

Nunca deixe os seus ouvintes sem respostas. Interaja com os comentários deixados em cada podcast, desta forma, vai gerar uma fidelidade da sua audiência.

Viu como é fácil fazer do seu podcast um sucesso? Então siga essas dicas acima e tenha ótimos resultados.

  • Published On : 3 meses ago on maio 26, 2017
  • Author By :
  • Last Updated : junho 1, 2017 @ 2:00 pm
  • In The Categories Of : Main